segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Porque Emagrecer é tão Dificil.

·

Muita gente entra aqui para pedir uma dieta que funcione, dizendo que já tentou de tudo.

Eu até procuro ajudar, mas na verdade a eficiência de uma dieta não depende só do método. Se você não tem alguma doença que prejudique o emagrecimento, qualquer dieta funciona. Basta FAZER DIREITO. E o maior problema está justamente nestas duas palavras: fazer direito.

Fazer direito significa segurar as vontades e seguir as regras da dieta até chegar ao peso desejado. Mas falta paciência e sobra ansiedade. As pessoas querem emagrecer 1 quilo por semana, no mínimo. E quando percebem que isto não está acontecendo, desistem. Ou começam a seguir dieta só de segunda a sexta, como se sábado e domingo não contassem no processo.

A ansiedade é um dos sentimentos que mais estraga dietas por aí. Muita gente come para aliviar a ansiedade (eu, por exemplo). Stress, depressão, problemas de relacionamento, solidão, raiva, frustração e até mesmo tédio também estão na lista dos “Sentimentos que Engordam”, pois acabam com a nossa força de vontade.

Resumindo: emagrecer é difícil porque NOSSA CABEÇA atrapalha o processo. As maiores dificuldades não estão nas dietas, mas dentro de nós.

Mas, se são os sentimentos que nos impedem de emagrecer, como lidar com eles?

Uma boa terapia ajuda bastante. E o Vigilantes do Peso também pode ajudar bastante - caso você frequente as reuniões e escute o que as palestrantes têm a dizer.

Se você não tem como fazer terapia nem frequentar as reuniões do Vigilantes do Peso, eu aconselho MUITA paciência com sua dieta. É preciso entender que emagrecer muitos quilos DEMORA MESMO. Não crie expectativas irreais em relação a suas dietas, ou você ficará frustrada e…Ops! Frustração é um sentimento “engordativo”, lembra?

Além de indicar a tal da paciência, vou repassar algumas coisa que me falaram e de repente podem ajudar:

. Se você estiver passando por um momento de stress na vida, espere um pouco para começar a dieta. Deixe a poeira baixar. É muito difícil lidar com privações quando estamos chateados. E as dietas exigem privações, pois não podemos comer uma série de coisas e precisamos dizer “não” para nós mesmos muitas vezes por dia. Se receber não já é uma coisa difícil, imagine quando estamos chateados.

. Se você procura calma ou conforto na comida, não arrisque dietas com muita restrição alimentar. Por exemplo: dietas que tiram todo o seu carboidrato. Dificilmente uma pessoa ansiosa consegue ficar muitos dias sem carboidrato. Neste caso, prefira dietas que permitam mais varidade de alimentos, incluindo frutas ou um pedacinho de chocolate aqui e ali. O Sistema de Pontos é ótimo nestes casos.

. Toda vez que você sentir vontade de sair da dieta, preste atenção no sentimento que marca o momento do “eu não vou aguentar”. É tristeza? Irritação? Ansiedade? Frustração? Tente identificar os sentimentos que fazem você sair das suas dietas. Descobrindo quais são os sentimentos envolvidos no seu fracasso, você pode procurar outros meios para lidar com eles. Algo que consiga substituir a comida.

0 comentários:

Quem Somos!

Ola pessoal, somos o grupo "Emagrecer e Viver!" Estamos aqui com o Intuito de promover oportunidades de aprendizados relacionados a Saúde, e logicamente de como conseguir emagrecer para viver melhor. Cada Dia mais estaremos nos empenhando para ajudar cada pessoa.

Receba nossas Postagens no e-mail

Coloque aqui seu E-mail:

Delivered by FeedBurner

Parceiros

Diet & Nutrition Blogs - BlogCatalog Blog Directory Adicionar aos Favoritos BlogBlogsColmeia: O melhor dos blogsLinkLogEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

BlogBlogs - BlogRank