Alimentos como alho, cebola, mamão, castanha, salmão e o cogumelo japonês shitake melhoram as defesas do corpo.
Médicos e nutricionistas dizem que a alimentação saudável prepara o organismo a enfrentar doenças, inclusive a gripe suína. Segundo eles, alguns alimentos - como peixes, castanhas, frutas cítricas e verduras escuras - fortalecem o sistema imunológico e ajudam a pessoa a evitar o contágio ou a se recuperar mais rápido da nova gripe.
Boa alimentação não significa receitas ou ingredientes complexos no diaadia. Segundo nutricionistas, a maioria dos aminoácidos de que precisamos para a formação de proteínas está no bom e velho arroz com feijão, que ajuda na formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
"Além disso, vitaminas e sais minerais, podem melhorar a resposta imunológica e estimular a resistência", afirma Paula Garcia Chiarello, coordenadora do curso de Nutrição e Metabolismo da USP de Ribeirão Preto.
Entre os alimentos que garantem esses nutrientes, estão as frutas, verduras de cor escura, legumes que contém betacaroteno (cenoura e beterraba, mamão), castanhas, grãos integrais e vinho.
Vitaminas
Entre as vitaminas, a conhecida vitamina C tem o poder de melhorar a resposta imunológica e estimular a resistência ao auxiliar na produção de células de defesa. Mas atenção. Ela serve como fator de prevenção e não parar curar gripes e resfriados, alerta a nutricionista Paula Arroyo.
A nutricionista Karla Costa lembra ainda que para as pessoas do grupo de risco para a gripe suína - idosos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes - a alimentação saudável é ainda mais importante. "Essas pessoas estão nos grupos de risco por apresentarem o sistema imunológico mais fragilizado", diz Karla.
0 comentários:
Postar um comentário