domingo, 23 de agosto de 2009

Especialistas sugerem dieta contra gripe suína

·

Alimentos como alho, cebola, mamão, castanha, salmão e o cogumelo japonês shitake melhoram as defesas do corpo.


Médicos e nutricionistas dizem que a alimentação saudável prepara o organismo a enfrentar doenças, inclusive a gripe suína. Segundo eles, alguns alimentos - como peixes, castanhas, frutas cítricas e verduras escuras - fortalecem o sistema imunológico e ajudam a pessoa a evitar o contágio ou a se recuperar mais rápido da nova gripe.

Boa alimentação não significa receitas ou ingredientes complexos no diaadia. Segundo nutricionistas, a maioria dos aminoácidos de que precisamos para a formação de proteínas está no bom e velho arroz com feijão, que ajuda na formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

"Além disso, vitaminas e sais minerais, podem melhorar a resposta imunológica e estimular a resistência", afirma Paula Garcia Chiarello, coordenadora do curso de Nutrição e Metabolismo da USP de Ribeirão Preto.

Entre os alimentos que garantem esses nutrientes, estão as frutas, verduras de cor escura, legumes que contém betacaroteno (cenoura e beterraba, mamão), castanhas, grãos integrais e vinho.

Vitaminas

Entre as vitaminas, a conhecida vitamina C tem o poder de melhorar a resposta imunológica e estimular a resistência ao auxiliar na produção de células de defesa. Mas atenção. Ela serve como fator de prevenção e não parar curar gripes e resfriados, alerta a nutricionista Paula Arroyo.

A nutricionista Karla Costa lembra ainda que para as pessoas do grupo de risco para a gripe suína - idosos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes - a alimentação saudável é ainda mais importante. "Essas pessoas estão nos grupos de risco por apresentarem o sistema imunológico mais fragilizado", diz Karla.

0 comentários:

Quem Somos!

Ola pessoal, somos o grupo "Emagrecer e Viver!" Estamos aqui com o Intuito de promover oportunidades de aprendizados relacionados a Saúde, e logicamente de como conseguir emagrecer para viver melhor. Cada Dia mais estaremos nos empenhando para ajudar cada pessoa.

Receba nossas Postagens no e-mail

Coloque aqui seu E-mail:

Delivered by FeedBurner

Parceiros

Diet & Nutrition Blogs - BlogCatalog Blog Directory Adicionar aos Favoritos BlogBlogsColmeia: O melhor dos blogsLinkLogEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

BlogBlogs - BlogRank